12 abr A Posição da sobrancelha e seu efeito no olhar
Uma frase antiga diz que o olhar revela as verdades da alma. Os olhos são, sem dúvida, os elementos do rosto que primeiro captam a atenção e têm papel primordial na beleza facial. Um olhar marcante é capaz de passar confiança; um olhar sem vida expressa desânimo e desinteresse.
Rugas, excesso de pele, manchas e olheiras vão gradativamente levando a um ar de cansaço e comprometendo o balanço entre luz e sombra. Mas, definitivamente, é a queda da porção lateral da sobrancelha a maior responsável pelo envelhecimento e a perda de beleza do olhar. Não é à toa ela é considerada o ícone de beleza da década. Existem mais de 7 milhões de publicações no Instagram com #brows e mais de 2 milhões de tutoriais no Youtube com o passo a passo para uma sobrancelha perfeita. Victoria Anderson, uma pesquisadora da área de mídia social da Universidade de Cardiff acredita que o formato que cada um imprime à sua sobrancelha está de acordo com o desejo de demonstrar status e força. E finaliza: “sobrancelha tem a ver com poder e auto-definição”.
De acordo com o conceito mais aceito de sua posição ideal, a porção central da sobrancelha deve iniciar no mesmo plano que a asa do nariz e sua porção lateral deve terminar em uma linha oblíqua que parte da asa nasal e passa pelo canto do olho. A cabeça e cauda da sobrancelha devem ter aproximadamente a mesma altura e o ponto mais alto do seu arco deve coincidir com a borda lateral da íris.
Maquiagens, sejam temporárias ou definitivas, buscam garantir este formato – e normalmente são bastante efetivas. O problema é que a idade leva a uma queda também da pele lateral do olho, criando uma prega chamada de sinal de Connell. Muitos pacientes chegam ao consultório buscando uma cirurgia de pálpebras e, ao mostrar o que desejam, elevam a cauda da sobrancelha com a ponta dos dedos. Esta é uma pista para o cirurgião que apenas a cirurgia de pálpebras não trará a satisfação buscada e será necessária uma cirurgia para o reposicionamento das sobrancelhas.
E isto não é complicado. Chamado de Frontoplastia ou Lifting de sobrancelhas, este procedimento é feito através de três incisões de 1,5 cm feitas dentro do couro cabeludo. Com a ajuda de um videoendoscópio, toda a pele da fronte, cauda da sobrancelha e parte lateral do olho é reposicionada. Além de eliminar as rugas e o excesso de pele, amplia-se a distância entre cílios e sobrancelha. O resultado é a troca de um olhar tristonho e cansado pela icônica “mirada do horizonte”. E, o mais importante, com um aspecto natural e sem estigmas. Não é isso o que a gente quer?
No Comments